Jean-Michel Basquiat – sua arte singular e influência no streetwear

Conhecido por seu trabalho crítico e de estética singular, Jean-Michel Basquiat foi um artista nova-iorquino com raízes no graffiti. Desde cedo, Basquiat começou a espalhar seus trabalhos pela cidade de Manhattan, ficando rapidamente conhecido por usar o termo ‘SAMO’ ou ‘SAMO shit’ – que significa “same old shit” – sempre trazendo em seus grafites e pichações mensagens fortes, despertando a curiosidade das pessoas.
Em dezembro de 1978, o Village Voice publicou um artigo sobre as escrituras de Basquiat, o que fez com que o termo ‘SAMO’ se popularizasse, levando o artista a “matar” seu próprio trabalho em “SAMO is dead”, pichado em uma parede no SoHo.
4 - The Sedate - SAMO© is Dead
Poucos anos depois, após participar de alguns programas de tv, Basquiat fundou a banda Gray, junto ao músico e ator Vincent Gallo. Algumas músicas raras da banda fazem parte da trilha sonora do filme Downtown 81.
No ano de 1980, Basquiat passou a ter maior reconhecimento após participar do The Times Square Show, uma exposição que agregava diversos artistas e teve como patrocinadora uma instituição denominada ‘Colab’. Um ano depois, o crítico de arte Rene Ricard publicou um artigo que falava a respeito de Basquiat, alavancando sua fama a nível internacional, o que fez com que o artista passasse a trabalhar e expor obras junto a artistas famosos como Keith Haring, Barbara Kruger e Andy Warhol, do qual tornou-se amigo e fez diversas colaborações.
Em 1985, Basquiat foi capa do jornal The New York Times, em uma matéria dedicada inteiramente a ele, acarretando em exposições nas maiores capitais europeias.
folder12248
Em 1987, a convite da designer japonesa Rei Kawakubo, Basquiat desfilou na apresentação da coleção spring/summer da Comme dês Garçons, usando trajes de alfaiataria em tons de cinza.


Em 12 de agosto de 1988, Basquiat faleceu em seu estúdio, tendo overdose de “speedball”, uma droga mista de cocaína e heroína.
Para homenagear o artista americano,  o filme Traços de uma Vida conta parte de sua biografia, mostrando seu trabalho em galerias de arte, relações amorosas, amizades e fama.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sXMJmU-M9sM&w=1280&h=720]
Diversas marcas como Supreme, Komono, Neff, Reebok, AMP, entre outras, continuam homenageando o trabalho de Basquiat e propagando sua arte.

Basquiat é um artista renomado que continua influenciando o comportamento de diversos jovens e criadores até os dias de hoje, com um trabalho atemporal e de maneira simplificada, a mais pura forma de arte.
“Believe it or not, i can actually draw.”
 

 
 
 

Leia mais

cropped-logo-site-2020-black-power.png
plugins premium WordPress