10 documentários necessários que você deve assistir
Com a quarentena instaurada na maioria dos países, muitos de nós ganhou o privilégio de ter (muito) tempo disponível. Sem poder sair de casa, caçamos alternativas para enfrentar o tédio que vem com ele. Então na intenção de te ajudar nesta missão e tentar aliviar um pouco a tensão que este momento traz, separamos 10 documentários para se aprofundar em diversos temas.
Explicando: O CoronaVírus

Explained: Coronavirus. 2020. 26min. Netflix
Tudo bem, sabemos como pode ser cansativo conversar sobre esta pandemia, mas a série Explicando da Netflix é muito boa em tratar assuntos de uma maneira mais leve e ainda sim bem embasada. Com visões de especialistas no tema, Explicando: O Coronavírus traz informações e dados sobre esta situação, nos ajudando a ter um panorama histórico do vírus e entender melhor sobre como o mundo está. Além disso, ele tem apenas 26 minutos, então é super tranquilo de assistir.
Minimalism: A documentary about the important things

Minimalism: A Documentary About the Important Things. 2016. 79min. Matt D'Avella
Na ideia de refletir sobre o que realmente é necessário para nossas vidas, Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes, em tradução livre, mostra o estilo de vida e o conceito que vem ganhando bastante visibilidade nos últimos anos, discutindo a urgência e necessidade de repensarmos o acúmulo de bens materiais e o consumo compulsivo. Assim, demonstra como podemos ter mais qualidade de vida, com menos.
Como o Cérebro Cria

The Creative Brain. 2019. 52min. David Eagleman
Em Como o Cérebro Cria, o neurocientista David Eagleman entrevista profissionais de diversas áreas: escritores, arquitetos, atores, músicos, cozinheiros, professores, dentre outros, para explorar o processo criativo de cada um deles. Os diversos pontos de vistas diferentes sobre um mesmo tema revela que a criatividade é pessoal e individual, há variados métodos e maneiras de ser criativo, sendo o documentário um incentivo para descobrirmos como a nossa própria criatividade funciona e como podemos estimulá-la.
Seremos História?

Before the Flood. 2016. 95min. National Geographic
A fim de contribuir para a necessidade de rever nossas atitudes, escolhas e comportamentos, Seremos História? traz com Leonardo Dicaprio uma série de questionamentos sobre as condições climáticas do nosso Planeta. Viajando por diversos países e até pelo Ártico, Dicaprio traz visões de vários líderes políticos, como Barack Obama, Ban Ki-moon, John Kerry, além de Elon Musk e até do Papa Francisco, sobre como chegamos nessa situação e quais são nossas saídas.
The True Cost

The True Cost. 2015. 95min. Michael Ross
Presente em praticamente todas as listas de documentários sobre moda, The True Cost ou O Verdadeiro Custo, se aprofunda em como a indústria da moda contribui para a degradação do meio ambiente e da vida das pessoas que são exploradas neste sistema de produção. Roupas são necessárias, representam quem somos e fazem parte do nosso estilo de vida, por isso é tão necessário que tenhamos consciência do que de fato precisa ser feito para que elas cheguem até nosso armário.
The Last Dance

The Last Dance. 2020. Netflix
Vale também aproveitar e indicar o documentário recém lançado da Netflix, The Last Dance. Dividido em 10 episódios, o documentário mostra o caminho traçado pelo time do Chigaco Bulls para conquistar seu subestimado sexto título da NBA, sendo o terceiro título seguido pela segunda vez. Além de ser bonito visualmente, mostra um lado íntimo das estrelas, Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman, entre outros, e suas relações até que turbulentas com a direção da franquia.
Laerte-se

Laerte-se. 2017. 100min. Netflix
Laerte é uma das cartunistas mais icônicas no cenário artístico brasileiro, com uma carreira mais que consolidada, seu trabalho se tornou referência. O documentário tem como intenção conversar mais sobre o particular da artista. Assumindo sua transsexualidade aos 57 anos, Laerte nos traz diversos questionamento sobre o que somos e sobre a liberdade de ser o que quisermos ser. Assim, mais do que um documentário sobre uma pessoa, Laerte-se nos convida a nos descobrirmos, em uma viagem tanto na vida da artista, como na nossa.
LA Originals

LA Originals. 2020. 93min. Netflix
Falando em referências, LA Originals traz as histórias de Mister Cartoon e Estevan Oriol, dois monstros na cultura do Hip-Hop. Cartoon, tatuador que já fez Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, junto com Estevan, fotógrafo responsável pelos registros das tatuagens e por fotos históricas da cena em Los Angeles, tem uma longa lista de contribuição para o Hip-Hop e o documentário busca justamente se aprofundar nisso, além de representar o estilo de vida em diversos momentos da cidade.
Travis Scott: Voando Alto

Travis Scott: Look Mom I Can Fly. 2019. 87min. Netflix
Travis Scott, creio que não precise de apresentações, cada vez mais consolida seu espaço na indústria da música. Um dos passos mais importantes para isso na sua carreira, foi seu último álbum e sua tour ASTROWORLD. O documentário Travis Scott: Look mom i can fly, ou Voando alto como traduziram, traz a construção e concepção deste álbum, além de aproximar mais com o lado pessoal do Travis. Bacana para conhecer melhor e se conectar com um dos artistas que mais cresce atualmente.
HOMECOMING A film by Beyoncé

Homecoming: A Film by Beyoncé. 2019. 137min. Netflix
E para finalizar esta lista mas não menos importante, sugerimos o documentário da mais que ilustre, Beyoncé. HOMECOMING mostra os bastidores da preparação do show histórico, no festival Coachela. Sendo a própria Beyoncé responsável pela produção executiva, direção e roteiro do próprio show, o documentário, que foi premiado com Grammy de melhor filme musical, é ótimo para termos noção da amplitude de uma produção artística e de como essa impactou um movimento cultural, abordando feminismo, maternidade, e toda mensagem que Beyoncé traz ao ser a primeira mulher negra como headline do festival.
Sabemos que o clima tá tenso e que só queremos sair dessa situação logo, mas a intenção da lista foi trazer alguns temas para aproveitarmos este tempo e refletir sobre como lidamos com certos assuntos e assim, sairmos dessa mais conscientes sobre o que podemos fazer de diferente.
No mas, desejamos que estejam todos bem e que vivam este período no seu ritmo! Sempre lembrando, se possível, fique em casa.