Se você pudesse dar uma dica para alguém, o que diria?

Dec 31, 2025

-

Em 2025, ouvimos dezenas de artistas — músicos, designers, diretores, estilistas. Para fechar o ano, reunimos um recorte simples e valioso: a melhor dica que cada um deles daria para quem está começando. Um resumo honesto de processos, aprendizados e visões de quem vive de criar.

VINI MEIO: “A gente vive num mundo com tanto conteúdo que eu diria que é hora de estarmos atentos às formas. Você pode receber a mesma informação de duas formas e isso vai fazer toda a diferença. Por isso, sinto que é o momento de questionarmos nossos containers, nossos espaços, nossos referenciais, nossas relações e a forma como isso nos molda, molda nossos pensamentos, nossos valores, aquilo que queremos e o que estamos dispostos a fazer para conseguir. Talvez eu convidaria as pessoas para reconhecerem que não é a nossa substância humana que é o problema, mas os recipientes que nos obrigam a preencher com ela.”

SOFIA GAMA: “Entender quem você é também é entender que a sua história começou antes de você e que você está conectado a tudo que vive em sua volta.”

APOSTOLIS: “Agora... quem sou eu para dar conselhos? Tudo o que tenho a dizer é: mantenha o foco no seu objetivo, lute por ele o máximo que puder. As dificuldades são muitas, os fracassos também, MAS QUANDO O SUCESSO CHEGA, NADA SE COMPARA AOS MOMENTOS RUINS!! Humilde e grato por tudo o que a vida e Deus nos trazem – e você nunca sabe o que vem a seguir.”

STTEFONE: “A dica que deixo é para quem tem medo de executar suas próprias ideias. Não deixem que a ansiedade pelo julgamento alheio te impeça de produzir. Às vezes nos preocupamos muito sobre como seremos apontados, será que minha ideia é feia? Será que vão me achar maluca? Meu conselho é: Vá em frente! Nossas melhores ideias podem vir da estranheza e da maluquice, então não tenha medo de se jogar, pois só temos essa vida para experimentar.”

ÍVANNO: “Olhos e ouvidos abertos, não veja nada, não ouça ninguém.”

ISAAC SALES: “Pesquise e tenha domínio da sua arte e tente tudo o que for possível. Seus primeiros trabalhos são somente testes — não o que vai ditar a sua arte no futuro.”

KARLA SOUZA: “A dica que sempre dou — e que provavelmente é a que você menos vai ouvir — é que, além do físico, ter um bom condicionamento, ser um bailarino versátil, estudar e fazer aulas, ser uma boa pessoa e profissional será priorizado na hora de escolher um bailarino para algum projeto. Saber trabalhar em equipe, conviver bem, respeitar os profissionais e cumprir horários são só algumas das qualidades que levamos muito em consideração na hora de contratar alguém.”

2 STEP MAFIA BRASIL: “Nossa, essa pergunta é difícil, né? Mas acho que a parada mais importante que já ouvi nesses 20 anos trabalhando com música foi uma frase que nunca saiu da minha cabeça: “Se você cuidar da música, a música vai cuidar de você.”

DJ TH4YS: “Não espere a permissão de ninguém pra ocupar o seu espaço. A sua liberdade é revolucionária, e cada passo seu abre caminho pra muitas outras. Faça barulho, mesmo quando o sistema quiser seu silêncio.”

ALISSON GABRIEL: “Não espere a permissão de ninguém pra começar. E não subestime o seu olhar. Às vezes o que você vê e sente é justamente o que precisa ser dito.”

CRUELTY: “Saia de casa, abra sua mente para coisas novas, experiências novas! Conheça pessoas novas, lugares novos, faça caminhos diferentes. Vá à restaurantes diferentes, experimente comidas diferentes. Ouça muita música, explore estilos musicais diferentes e conheça novos artistas. Pesquise sobre assuntos que nunca te interessaram. E lembre-se: nunca deixe de fazer o que ama e sempre seja muito autêntico!”

ALISON: “Se for para alguém igual a mim, preto e que não teve recurso nenhum para começar, seria o seguinte: faça muito. O mercado da arte não é justo. Vai ter alguém que em meses de pintura estará em grandes galerias pelas enormes facilidades sociais e ciclo de influência. Se você ficar bravo com isso e ficar sentado resmungando pedindo igualdade você vai ficar na praia. O mundo é injusto demais, mas temos que fazer 10x, 20x mais pra chegar. Abri mão de muita coisa pra hoje ter um conforto e viver só da minha arte… Trabalhei no mercado das 7h às 15h e às 16h entrava na pizzaria até 1 da manhã. Não tinha qualidade de sono nem nada. Não era algo justo, infelizmente não é. Mas sinceramente, o gosto da conquista nenhum deles vai ter. Acredite e lute o máximo se você quiser e puder, mas quando as coisas começarem a melhorar também se lembre que pra perder tudo é uma frase, um gesto, um erro. Pra gente é uma corda bamba e a gente sempre tem que se ajudar pra mudar isso, nos apoiarmos e sermos fortes juntos.”

MULAMBO: “Sempre lembrar de onde você vem porque quando a gente entende pra onde a gente quer ir conseguimos pegar um impulso mais forte.”

CAIO MATOS: “Se eu pudesse dar uma dica, talvez seria para as pessoas não se contentarem com o óbvio — principalmente se você vem de um lugar como eu vim, seja do Nordeste ou de alguma região menor, fora do eixo. Acho que a gente, por medo ou preguiça, se acomoda muito no que é fácil, no que todo mundo já conhece — e, com isso, perde um monte de coisa.”

CASSIANO: “Seja original, não se esqueça das suas raízes e busque a sua melhora espiritual, isso faz total diferença.”

MONOTOSHI: “Apenas comece. De verdade. Eu perdi tempo demais esperando o “momento certo”, o equipamento certo, a condição perfeita. Isso não existe. Crie agora, erre se for preciso, aprenda e repita. Tenha disciplina, constância e pare de depender da motivação. Faça porque precisa ser feito, e ponto. Todo dia um passo, mesmo pequeno. Sem pressa e sem pausa.”

TONYYYMON: “Leia livros e se cuide. Beba água e cuide da sua pele. Curta a noite, a vida é equilíbrio. Os ouvidos mais próximos sempre são os nossos!”

RICO DALASAM: “Fale de você. Fale de você e se escute, mesmo que você tenha que falar de outra pessoa, de outro objeto, de outra coisa. Mas fale, se expresse. Converse com sua avó, com seus amigos, com pessoas de outras gerações. Converse, escute. Se você for capaz, faça uma escuta de qualidade. Mas fale, fale, fale. Mova-se do silêncio.”

RAFA SAYURI: “Viver o presente, comemorar suas conquistas, acreditar na sua intuição e não esquecer de se divertir no processo.”

BOAVENTURA: “Tenha fé, porque se o dinheiro não aceita desaforo, a fé não aceita dúvidas.”

Editor in chief

Editor in chief