A participação do sportwear nas passarelas

19 de jan. de 2017

-

Uma das coisas mais comuns hoje em dia é ver composições nas ruas onde as peças esportivas ficam em evidência. Não estamos falando apenas de um outfit com uma bolsa Balenciaga, jaqueta Acne Studios, camiseta Osklen e uma calça adidas performance, ou um outfit com um tênis de corrida, mas sim, de colaborações entre os designers dos segmentos distintos. Pedimos também a opinião de pessoas que vivem em contato com a moda diariamente para expressar sua visão sobre o assunto.

[caption id="attachment_23466" align="alignright" width="360"]

kanye-west-kim-yeezy-pants-boots-2

Kanye West e Kim Kardashian West usando calças adidas "Calabasas"[/caption]

Claro que as mentes por trás das grandes marcas vem observando com atenção como as pessoas estão se comportando em relação a essa onda de mesclar o high-end com streetwear e sportwear, trazendo um olhar mais ousado para o mundo da moda. Porém, é impossível olhar para o street e não lembrar de pelo menos uma colaboração com uma marca esportiva e é isso que está acontecendo no high fashion.

A influência do streetwear

O grande pioneiro quando o assunto é colaboração com essas marcas. De fato, é um mercado que, atualmente, está sendo muito bem recebido pelos consumidores de moda. Um segmento que, com toda certeza, influencia cada vez mais os grandes desfiles que vemos nas passarelas ao redor do mundo. Bape aplicando seu 1st camo em uma chuteira Puma, Supreme desenvolvendo uma linha ao lado da Champion e Stussy colaborando com a Nike. Assim, relembramos algumas das grandes contribuições do streetwear com o mundo esportivo.

[gallery ids="23439,23437,23438" type="columns"]

Na moda não está sendo diferente, marcas como Off-white, Gosha Rubchinskiy e Vetements estão despertando o desejo de consumir uma peça em moletom no lugar de um skinny jeans, uma Jersey de futebol no lugar de uma camisa e assim por diante. É algo novo que está deixando as pessoas mais “à vontade” na hora de se vestir.

[gallery ids="23444,23445,23446" type="rectangular"]

Quem está ajudando isso acontecer?

Recentemente, vimos nas passarelas peças da marca inglesa Umbro estampadas em produtos da label Off-White, de Virgil Abloh, Marcelo Burlon com a County of Milan e Vetements revelaram suas colaborações com  Reebok e  Wang com adidas Originals. Mas Gosha Rubchinskiy é o grande campeão nesse tipo de colab, já que realizou com quatro grandes marcas, entre elas Kappa, Fila, Reebok e adidas já podem ser riscadas de sua lista.

[caption id="attachment_23454" align="alignnone" width="980"]

landscape-1473601057-hbz-alexander-wang-adidas

Desfile da colaboração entre Alexander Wang e adidas Originals[/caption]

A opinião de quem entende

“É o princípio da moda cíclica, né? Estamos vivendo os anos 90 novamente e para viver a década essa mistura é essencial. Eu curti muito ver Champion e Sérgio Tacchini em desfiles” diz Pedro Andrade, designer e fundador da PIET.
O ponto que temos observado é que realmente quando uma colaboração dessa acontece é, na maioria das vezes, inspirada nos anos 80 e 90, algo que no momento está bem frequente no mundo, onde são usadas desde camisetas vintages até um tênis clássico da época e é exatamente ai que entram as marcas high-end, resgatando os grandes sucessos e mostrando como podem ser facilmente usados nos dias de hoje.

“Vejo essa aproximação como algo natural. A moda vive uma fase de total aproximação com a realidade das ruas. O esporte cada vez mais faz parte da vida das pessoas, principalmente nos grandes centros. Era só uma questão de tempo para esses dois universos se aproximarem. O esporte traz para a moda a tecnologia e a moda entrega o design. É uma junção que se bem pensada, tem sinergia e é sucesso certo”, reforça Augusto Mariotti, diretor criativo da FFW.

O legal é abrir a mente para novos horizontes e é esse o ponto chave, não só como as colaborações e o espaço do esporte aplicado na moda, mas um ótimo exemplo de todas essas “mudanças” que estão nessa nova era são as roupas sem gênero, que muitas marcas decidiram fazer e foram bem vistas pelo público. Agora só nos resta saber até quando vai durar esse tipo de colaboração ou se não será só mais uma moda passageira, a famosa tendência.