ASICS x Kengo Kuma une tradição e tecnologia

4 de dez. de 2019

-

Em mais uma colaboração inovadora, a ASICS uniu-se ao arquiteto japonês Kengo Kuma para repensar a silhueta Metaride.

O design arquitetural de Kengo Kuma tem em sua filosofia o resgate da tradição japonesa, com o intuito de reinterpretá-la de forma contemporânea em suas construções.

Leia também: ASICS e Kiko Kostadinov revelam mais um modelo colaborativo

ASICS x Kengo Kuma

Kuma também é escritor condecorado com o título de Officier de L'Ordre des Arts et des Lettres na França. Seus livros exploram a relação da arquitetura com o ambiente e sobre como respeitar - não dominar - os arredores das construções.

Seus projetos demonstram interesse na manipulação da luz natural através dos materiais. O senso de imaterialidade é uma das características de seu trabalho, onde espaços são propositalmente deixados como uma consequência da particularidade natural da luz de adentrar nos espacos e estabelecer uma relação interior x exterior.

Metaride AMU

Para sua colaboração com a ASICS, o arquiteto revisitou a tecnica yatara ami (uma espécie de "tricô de bambu") para criar um cabedal sock sobreposto por tiras que se intercalam formando camadas e se adaptando ao movimento natural dos pés.

Feitas de poliéster reciclado, as tiras foram posicionadas estratégicamente para dar mais sustentação a quem calça o tênis, além de formar o logo da marca japonesa na lateral.

ASICS x Kengo Kuma

"Originalmente, a cultura japonesa era baseada em conectar linhas. Uma única linha é fraca, mas várias linhas juntas são fortes. A técnica yatara ami combina delicadeza e funcionalidade e funciona muito bem em designs modernos."

Kengo Kuma sobre o uso da técnica yatara ami

A entressola traz contraste para a silhueta quase monocromática. Essa parte do tênis foi deixada na cor original do material em que é feita (nanofibras de celulose), a pedido do arquiteto. O resultado é uma midsole que simula visualmente os aspectos do bambu, além de trazer conforto e durabilidade.

Apenas 2020 pares do Metaride AMU - criação que o Kengo Kuma chama de "seu menor prédio feito até hoje - foram fabricados e serão vendidos a partir do dia 20 de dezembro. O valor está estimado em $360, sem previsão de vendas no Brasil.