Casa Vila Matilde
Projetado e idealizado pelo escritório de arquitetura Terra e Tuma, a casa está implantada em um lote de 120m², 4,8 metros de largura por 25m de profundidade . O projeto dispõe uma casa térrea, com sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte no térreo a fim de atender a demanda da moradora.
A casa conta com os acabamentos crus em blocos de concreto e as lajes pré-fabricadas de concreto armado, tendência da arquitetura moderna paulista, e com piso sem revestimento, o que ainda incomoda um pouco a moradora, que pretende modifica-lo no futuro.
Uma articulação entre lavabo, cozinha, área de serviço e um jardim interno conectam a sala, localizada na parte frontal, e os quartos localizados na parte posterior.
Na área central da casa, o pátio cumpre a função essencial de iluminar e a ventilar de forma natural. Esta área serve também como extensões da cozinha e da área de serviço.
No pavimento superior, uma suíte e uma laje livre, totalizando uma área de 95m².
A área sobre a laje da sala foi apropriada como horta, e poderá ser coberta, para uma futura expansão da casa a fim de atender a futuras demandas.
O custo final da obra foi de R$ 150.000,00
Fonte: Casa Vogue
Fotografias:
Pedro Kok