Cybercafé Skateshop abre a sua primeira loja em Portugal
No último sábado (12/06), a Cybercafé Skateshop inaugurou em Lisboa a sua primeira loja em Portugal. A localização não podia ser melhor: no centro da capital portuguesa e próxima a vários spots muito frequentados pelos skatistas locais.
Muito amplo, o espaço apresenta uma estética clean e minimalista. No interior, a loja exibe materiais como madeira, ferro e porcelanato que, juntos, criam um contraste interessante que casa muito bem com as peças à venda.
Inclusive, os produtos disponíveis para compra vão de shapes à camisetas, calças e bonés de marcas como Butter Goods, Thrasher, Bronze 56K, Baker e Dickies. Para os próximos meses, a promessa é inserir no catálogo Last Resort, Palace, Frog, Converse Cons e demais marcas já conhecidas pelos skatistas, assim como marcas menores, locais e independentes.
Fotos oficiais da inauguração feitas pela Cybercafé Skateshop
A Cybercafé Skateshop chega às terras portuguesas pelas mãos e mentes de dois skatistas brasileiros que tiveram a ideia (e a coragem) de empreender em um país totalmente novo para eles. Vale ressaltar que em Lisboa existem poucas skateshops, ainda que a cidade esteja, a cada dia mais, ganhando relevância para quem pratica o esporte.
O espaço também atuará como um local de encontro da comunidade e celebração da cultura do skate em Lisboa, já que o ambiente também comercializa café, cerveja e materiais impressos como zines e livros de fotografia.
Fotos oficiais da inauguração feitas pela Cybercafé Skateshop
Para entender melhor a proposta, fomos até a inauguração e conversamos com os fundadores Gabriel Mafra e Lui Appratto.
Contem um pouco sobre a trajetória de vocês.
Nos conhecemos em Florianópolis há, mais ou menos, 10 anos andando de skate no mesmo lugar. Além disso, compartilhávamos gosto similar em música, cinema e arte no geral, o que ajudou a amizade a se fortalecer rapidamente.
Alguns anos depois, fomos morar em lugares diferentes e cada um seguiu um rumo acadêmico e profissional: Lui foi estudar Design em Brasília e eu (Gabriel) comecei a me envolver com audiovisual, produzindo vídeos independentes (em sua maioria de skate).
Nos reencontramos em Lisboa, quase que por acaso, e foi aí que decidimos criar algo juntos.
Sobre a Cybercafé Skateshop, de onde veio a ideia de criar uma loja em Lisboa que atendesse as expectativas dos skatistas?
Durante todos esses anos de amizade, sempre conversávamos sobre abrir um espaço no qual pudéssemos juntar tudo o que gostamos: skate, música, streetwear, design, cinema, café, cerveja, etc.
Assim que nos reencontramos em Lisboa essa ideia voltou à tona, inicialmente em um tom de brincadeira, mas que acabou por fazer todo o sentido, principalmente, por não ter encontrado um espaço assim na região.
Butter, Bronze, Thrasher, Baker, Dickies (etc…) por que escolheram trabalhar com essas marcas?
São marcas que sempre nos identificamos.
A nossa proposta com essa seleção foi misturar o OG com o novo, fazer essa ponte para que o público mais jovem tenha a oportunidade de valorizar marcas que pavimentaram o caminho para as recentes, mas também trazer marcas novas para que os skatistas que já estão na caminhada há mais tempo possam conhecer essas iniciativas.
Por que agora era o momento certo para o projeto?
A oportunidade surgiu e era pegar ou largar. Conseguimos, com muita sorte, um suporte financeiro, então era começar a skateshop ou partir para algo diferente (em que não teríamos experiência e capacidade para gerir).
Além disso, se esperássemos mais um pouco, não conseguiríamos o espaço ideal por conta da valorização imobiliária que acontece em Lisboa.
Falando em momento, como a pandemia afetou o lançamento da Cyber? Vocês tiveram que repensar a inauguração?
De certa forma, a pandemia fez com que os imóveis fossem um pouco desvalorizados, o que facilitou a encontrar um local adequado, no centro de Lisboa, próximo à diversos spots e na rota da boêmia lisboeta.
Claro que foi preciso fazer algumas adaptações, como por exemplo a entrega de produtos, que tiveram os seus prazos alterados. Por fim, foi necessário observar as novas regras de segurança de saúde, o que nos impediu de fazer um evento inaugural de maior proporção, mas que garantiu o cuidado com todos que vieram nos conhecer.
Quais são as expectativas de vocês?
Fazer com que todo o corre que tivemos para criar a loja possa se reverter em apoio para a comunidade, por meio de eventos e vídeos de skate (já estamos trabalhando no nosso primeiro que queremos lançar logo mais).
Além disso, temos a expectativa de trazer um pouco da vivência adquirida no Brasil relacionada ao skate e outros segmentos e aplicar nesse novo cotidiano. E também lançar uma linha de roupas da loja que nos agrade como as marcas que gostamos.
A Cybercafé Skateshop se encontra na R. Ferragial 1, 1200-484 em Lisboa, de segunda sexta das 10h30 às 20h e aos sábados das 10h30 às 16h. Siga-os no Instagram.