Gucci inaugura exposição com designs icônicos da marca

28 de abr. de 2023

-

A marca de luxo, Gucci, inaugura hoje (28) a exposição "Gucci Cosmos", projetada pelo renomado artista britânico contemporâneo Es Devlin e com curadoria da teórica e crítica de moda italiana Maria Luisa Frisa, esta viagem lúdica pelo passado, presente e futuro da Gucci é apresentada em oito ‘mundos’ de exposições que reúnem tesouros do arquivo da marca.

Cada um dos mundos traça um aspecto diferente da Gucci, seus princípios inabaláveis desde sua fundação em 1921 e suas inspirações e criatividade sempre renovadas - desde as ambições nascentes do fundador Guccio Gucci até o espírito pioneiro de seus filhos Aldo e Rodolfo, e os poderes extremamente imaginativos dos diretores criativos mais recentes Tom Ford, Frida Giannini e Alessandro Michele.

Mundo 1: Portals


O primeiro dos oito mundos da Gucci Cosmos, ‘Portals’, conta a história do pai fundador da marca, Guccio Gucci, e as contínuas ressonâncias da marca em seu tempo quando jovem trabalhando como porteiro no hotel The Savoy em Londres.

Mundo 2: Zoetrope


A Gucci há muito se inspira no mundo equestre, uma conexão celebrada no Gucci Cosmos ‘Zoetrope’ com seu espaço circular pontuado por telas imersivas de grande formato, apresentando imagens de vídeo evocativas acompanhadas por uma paisagem sonora cadenciada de galope e uma narração que recita palavras inspiradas em passeios a cavalo, no mesmo ritmo.

Mundo 3: Eden


‘Eden’, o terceiro mundo em Gucci Cosmos, dá vida ao conto de Flora, uma imagem requintada e delicadamente naturalista de plantas e fauna de 1966.

Mundo 4: Two


Deixando a vibração do ‘Éden’, os visitantes se deparam com um par de monumentais estátuas brancas de 10 metros de altura. Posicionadas como se guardassem a entrada de um templo antigo, elas simbolizam a crença pioneira da marca na moda unissex e sua capacidade de mudar ideias e comportamentos sociais.

Mundo 5: Archivio


Entrar no mundo ‘Archivio’ da Gucci Cosmos é explorar as origens das bolsas mais icônicas da marca. Em um espaço de tirar o fôlego com um teto espelhado que cria uma sensação de infinito, uma série de corredores em formato de labirinto que lembram o Arquivo Gucci em Florença é forrada com uma infinidade de armários e gavetas.

Mundo 6: Cabinet of Wonders


No centro do mundo circular do ‘Cabinet of Wonders’ está um gabinete giratório de curiosidades. Com três metros de altura, um cubo monolítico coberto de laca vermelho escuro é preenchido com gavetas e compartimentos que deslizam mecanicamente para dentro e para fora, para revelar uma coleção extremamente eclética de roupas, acessórios e curiosidades.

Mundo 7: Carousel


Em ‘Carousel’, um desfile de 32 manequins vestindo roupas Gucci dos anos 1970 até os dias atuais deslizam suavemente, como modelos em uma passarela em constante movimento. Enquanto os looks giram em torno da esteira, desenhos de artistas chineses selecionados, incluindo Victo Ngai, Vikki Zhang, Li Jianmei e Currynew convergem em uma ilustração coletiva, forjando mais diálogos e fortalecendo os laços criativos entre continentes.

Mundo 8: Duomo

Gucci Cosmos culmina apropriadamente em ‘Duomo’, uma homenagem espetacular à cidade. Duas reproduções em grande escala da revolucionária cúpula do século XV de Filippo Brunelleschi para a catedral de Florença, Santa Maria del Fiore, uma invertida sob a outra, são alcançadas ao longo de uma plataforma de observação suspensa.

A inauguração da Gucci Cosmos ocorre no West Bund Art Center, Xangai, China, a partir de hoje, 28 de abril de 2023, e vai até 25 de junho. Depois, a exposição percorrerá o mundo.