Ludmilla e Turmalinas Negras inspiram o empoderamento das mulheres em filme co-criado com a Nike

20 de nov. de 2020

-

Dentro da proposta de usar o esporte e o movimento como catalisadores do empoderamento feminino, a Nike lançou um filme protagonizado pela cantora Ludmilla e pelas Turmalinas Negras – projeto de artistas negras da dança que nasce com o intuito de fortalecer e enaltecer a comunidade. O conteúdo, disponível no aplicativo NTC (Nike Training Club), inclui melodia e coreografia inéditas, no qual a dança é usada para celebrar mulheres negras e para incentivar as novas gerações a explorarem diferentes formas de esporte e movimento.

Estou tomando posse de quem sou. Eu sou uma mulher negra poderosa que usa a música e a dança para me conectar comigo mesma, mas principalmente, com a minha comunidade. Somos mais fortes juntas. Isso é algo que estou elevando cada vez mais em minha vida”, comenta a cantora Ludmilla sobre a relação pessoal da campanha com o seu momento atual de vida.

A coreografia que aparece no filme, dirigido por Juh Almeida e com melodia inédita de Larissa Luz, é dividida em seis momentos: nascimento, conexão, raízes, proteção, reconhecimento e despertar. A sequência é uma linha do tempo que mostra como os movimentos se conectam com a ancestralidade e a cultura, passando por ritmos como break, hip hop e funk. A dança é apresentada como uma ferramenta de conexão com a própria história e identidade.

Com o objetivo de valorizar e fortalecer as artistas negras a acreditar que podem alcançar o que quiserem, Turmalinas Negras é uma comunidade de 32 mulheres pioneiras que inspiram a próxima geração e fomentam mudanças positivas.  


“Acreditamos que toda mulher negra é uma turmalina, só precisamos nos dar conta disso. Não é fácil encontrar o nosso poder e não é da noite para o dia, mas projetos como o nosso são instrumentos de mudança e fortalecimento. O projeto Turmalinas Negras também é sobre se conectar com o conhecimento ancestral, ser representativa e amplificar a voz das mulheres negras.”
 comenta Aline Constantino, idealizadora do projeto.

Além do filme, ao acessar o NTC (Nike Training Club), os membros da Nike terão acesso a um conteúdo exclusivo que explica os passos da coreografia e apresenta as artistas, em forma de pequenos vídeos, para que todos consigam reproduzir os movimentos e, assim, se conectarem também com o poder transformador da dança.