Marcas do Rakuten Fashion Week Tokyo para ficar de olho
Fugindo do eixo tradicional das Semanas de Moda de Milão, Nova Iorque e Paris, a Semana de Moda de Tokyo é realizada duas vezes ao ano. Apresentada pela Organização da Semana de Moda do Japão (JFW Organization), o evento acontece em março e agosto. Assim, todo ano as marcas desfilam no Shibuya Hikarie e Omotesando Hills, assim como em outros locais de Tóquio.
O evento começou no dia 28 de agosto e seguiu até o dia 02 de setembro, apresentando as coleções de Primavera/Verão 2024 de 50 marcas. Sendo assim, resolvemos separar algumas delas para comentar mais sobre e para que assim, você possa acompanhar. Um breve resumo de cada designer e cada marca foi feito, assim como fotos dos looks desfilados durante a Semana de Moda.
Wilsonkaki
Wilson Yip Ka Ki estudou mestrado na Central Saint Martins após se formar na Universidade Politécnica de Hong Kong com um diploma de bacharel em design de malhas. Ele fundou a marca em 2021. Em menos de um ano desde a fundação da marca, seu estilo único e identidade de marca conseguiram atrair com sucesso a atenção da indústria e foram aclamados como os 10 Designers Asiáticos para Observar.
Wilsonkaki é uma marca de roupas que explora a vida cotidiana comum e revela o comportamento social das pessoas. Ele se inspira nas coisas triviais da vida diária e desenvolve peças únicas, mas usáveis, desafiando nossas preconcepções sobre a normalidade. O designer é habilidoso em usar elementos visuais para transformar ideias em estilos únicos, por meio da exploração da reconstrução, interpretando o guarda-roupa cotidiano com uma abordagem de hipermodernidade.
EJ SHEYANG
SHE YANG JIN é uma designer de moda sino-americana. Em 2019, Jin se formou na Parsons School of Design, com especialização em Design de Moda. Em 2017, Jin também foi estudar em Londres, na Central Saint Martins, no curso de Fashion Print Pathway. Durante seus anos de faculdade, Jin trabalhou com marcas de moda emergentes como Kozaburo, Feng Chen Wang, além de ter auxiliado no desfile da Raf Simons na Semana de Moda de Nova York. Em 2018, Jin foi aceita para um estágio como assistente de design na Marc Jacobs. Em 2020, Jin mudou-se para o Japão e, em 2022, estabeleceu sua própria marca homônima, EJ SHEYANG.
EJ SHEYANG é uma marca que foca em sustentabilidade e inclusão, com o objetivo de criar roupas adequadas para todas as idades, gêneros e raças. Usando tecidos de estoque morto (tecidos não vendidos) e reciclando roupas de segunda mão, a marca se compromete a produzir peças que resistam às tendências de moda em constante mudança, que também possam ocupar seus lugares no guarda-roupa e serem apreciadas por seus proprietários por um longo período de tempo. A designer acredita que "hoje em dia, a moda rápida tem um impacto significativo na cultura do consumidor em todo o mundo, bem como no meio ambiente. Para reduzir o desperdício, precisamos mudar nossos hábitos de consumo comprando menos roupas e produtos." O esforço da marca é direcionar a indústria da moda para um futuro mais sustentável.
WIZZARD
Koji Sato estudou ilustração e gráficos na Nippon Design College. Após a formatura, estudou gestão de loja e operações de compra em uma empresa de vestuário em Harajuku. Quatro anos depois, abriu uma loja de seleção com um amigo em Daikanyama e esteve envolvido na compra e gestão da loja. Dois anos depois, abriu uma loja de seleção em Ebisu com o proprietário e, após 8 anos de experiência como comprador, planejando e produzindo itens originais para a loja, fundou a WIZZARD em 2005.
O designer, que tem um profundo conhecimento de música, compara seu trabalho de design à mixagem de música e propõe o conceito de "RE-MIXING" (remistura). O estilo da WIZZARD é estabelecer um estilo de vestuário urbano híbrido de "RE-MIXING" do contemporâneo e roupas reais, tendo em mente como mostrar a individualidade dentro do âmbito de "roupas reais". Os temas das coleções são principalmente inspirados pela música, arte e cinema, e são refletidos nas criações através do filtro da marca.
HARUNOBUMURATA
Harunobu Murata é formado pela Esmod Japon Tokyo. Em 2010, Harunobu mudou-se para a Itália e se matriculou no Curso de Mestrado em Design de Moda no Instituto Marangoni em Milão. Em 2012, tornou-se o primeiro asiático a vencer o concurso Next Generation organizado pela CNMI e apresentou sua coleção na Milan Fashion Week Outono/Inverno 2012. Após trabalhar como designer na John Richmond, Harunobu juntou-se à equipe de design da Jil Sander em 2015. Após retornar ao Japão em 2018, ele lançou a HARUNOBUMURATA e apresentou a primeira coleção em Milão.
A HARUNOBUMURATA é uma marca de moda de luxo fundada pelo designer após seu retorno de Milão, Itália, em 2018. A missão da marca é estabelecer uma marca de luxo do Japão, usando os melhores materiais e técnicas da Itália e do Japão, misturados com o próprio senso de experiência e histórico do designer, para proporcionar às pessoas ao redor do mundo que amam a beleza e a elegância emoções especiais por meio de encontros com criações de alto nível.
08sircus
Kiminori Morishita nasceu em 1964 e começou sua carreira na moda em Tóquio. Após trabalhar como designer chefe para várias marcas em uma empresa de moda japonesa,
lançou sua própria marca "kiminori morishita" e apresentou seu primeiro desfile de moda em 2003 em Tóquio e em 2007 em Paris. A coleção "kiminori morishita" foi vendida em mais de 70 grandes lojas em 20 países.
Em janeiro de 2009, ele fundou sua própria empresa, "kiminori morishita garments lab inc" e lançou uma nova marca, "08sircus", na coleção parisiense de moda masculina de primavera/verão de 2010. A partir de 2012, ele iniciou a coleção para mulheres. A partir da coleção outono/inverno 2016-17, ele recomeçou com "kiminori morishita".
RAINMAKER
Kohichi Watanabe nasceu em 1980 e aprendeu design sob a influência de seu pai, que é designer de instalações comerciais. Trabalhou na MORIKAGE SHIRTS KYOTO. Aprendeu sobre alfaiataria personalizada e o design/produção de roupas prontas. Em 2008, apresentou a coleção masculina como designer da N4. Recebeu o TOKYO FASHION AWARD 2019 em 2018.
A RAINMAKER, com sede em Kyoto, foi fundada em 2012. No outono/inverno de 2013, a RAINMAKER foi lançada e a loja principal foi aberta em Muromachi Rokkaku, em Kyoto. A loja principal foi transferida para Muromachi Sanjo, Kyoto, em 2021.
KANAKO SAKAI
A designer SAKAI se formou em equipes de design prêt-à-porter tanto em NY quanto em TÓQUIO. Ela estabeleceu sua própria marca homônima, KANAKO SAKAI, na Primavera/Verão de 2022 em TÓQUIO.
KANAKO SAKAI é uma marca de moda contemporânea, fundada em 2019 pela designer Kanako Sakai. A marca é conhecida por seu minimalismo e por uma seleção distintiva de materiais e paletas de cores que mostram uma ampla gama de expressões. KANAKO SAKAI se dedica a mostrar a renomada cultura e artesanato do Japão ao mundo por meio de suas criações.
KAMIYA
Koji Kamiya nasceu na Prefeitura de Aichi em 1995. Após terminar o ensino médio, ele começou sua carreira na moda em Osaka. Fortemente influenciado pela cultura da moda que mistura itens vintage/arquivados com itens atuais, ele começou sua carreira de vendas em uma loja de roupas vintage. Mais tarde, trabalhou sob Yasuhiro Mihara e se juntou à marca de streetwear SOSU MYne, formando sua própria comunidade. Ele se tornou diretor em 2018. Ele vem desenvolvendo suas próprias raízes projetadas para o streetwear com um toque de moda. Em 2023, ele mudou o nome da marca para KAMIYA.
Em 2023, o designer KOJI KAMIYA lançou a marca original KAMIYA. O designer busca um estilo vintage e cria peças únicas que não pertencem a nenhum gênero, fazendo amplo uso de mudanças de expressão representadas pelo processamento de danos.
FETICO
Após Emi Funayama terminar o ensino médio, ela foi para a Inglaterra. Funayama voltou ao Japão e se matriculou na Esmod Japan Tokyo, formando-se em 2010. Após experimentar algumas marcas de coleção, Funayama fundou sua própria marca, Fetico, em 2020. Ela ganhou o "JFW NEXT BRAND AWARD 2023" e o "TOKYO FASHION AWARD" em 2022.
FETICO se inspira em estilos clássicos que enfatizam a beleza das silhuetas femininas. Reconstrói seu senso estético e visão do corpo de uma perspectiva única e projeta a figura feminina única e nova sobrepondo elementos contrastantes. As coleções da FETICO são meticulosamente produzidas em colaboração com regiões de produção de tecidos japoneses e artesãos. Criamos designs e produtos que são amados como roupas vintage belas ao longo do tempo.