Raf Simons Fala Sobre Moda e o Elitismo
Duas semanas após ter deixado o cargo de diretor criativo da Dior, o estilista Raf Simons foi entrevistado pela revista System, do Business of Fashion.
Conversando sobre os desafios que enfrentava a frente da Dior, o estilista falou sobre a mudança no mercado de luxo da moda, de uma forma geral. Citando o ritmo acelerado do consumo de moda na internet, Raf disse:
"A moda se tornou pop. E eu não consigo me decidir se isso é bom ou ruim. A única coisa que eu sei é que eu era um elitista. E eu não sei se deveria ou não estar envergonhado por admitir que a moda era melhor quando era elitista, não para qualquer um. Agora a alta-costura é para qualquer um."
"Tudo é tão acessível, por isso não temos mais que fazer um esforço. ", explica o estilista belga. "Quando éramos jovens, você tinha que se decidir para investigar algo, porque levava tempo. Você realmente tinha que pesquisar e cavar fundo. Agora, se algo te interessa, um segundo depois, você já pode ter aquilo. E um segundo depois você também pode se desfazer daquilo."
No restante da entrevista, o designer conta sobre a enorme pressão que sofria ao ter que entregar seis coleções ao ano, o que afetava seu processo criativo por conta do curto espaço de tempo. Simons diz: "O problema é quando você tem apenas uma equipe de design e seis coleções para entregar, não há tempo para pensar. E eu não quero criar coleções onde eu não estou pensando."
Leia a entrevista completa no site da BoF.
Fonte: Harper's Bazaar.