Tenniscore: tendência ou legado?

31 de mai. de 2024

-

Por

A relação entre moda e tênis é uma história baseada a princípio em elegância e inovação. Desde os trajes brancos formais do início do século XX até os designs ousados das décadas recentes, o estilo nas quadras evoluiu significativamente.

Grandes ícones como Björn Borg e Serena Williams não apenas deram destaque ao esporte, mas também influenciaram tendências de moda. Marcas como Nike e Adidas, em parceria com designers de alta costura, introduziram tecidos técnicos que melhoram o desempenho e transformaram o esporte nas quadras em uma passarela. Hoje, a moda no tênis continua a misturar funcionalidade e estilo, refletindo uma rica herança cultural e um futuro de inovação sustentável.

A estética do “Tenniscore”, vem ganhando cada vez mais espaço nas redes e notoriedade graças ao impulsionar do filme Challengers, protagonizado por Zendaya - um dos nomes que hoje, dominam o quesito street style; através da narrativa da comédia romântica, o diretor não somente traz o humor, competição e romance, como também destaca o tênis como um dos esportes mais reconhecidos atualmente. Loewe e Louis Vuitton tiveram papel significativo no press tour do filme, ambas casas de moda protagonizaram looks memoráveis para as estrelas, com peças sofisticadas e inovadoras, que atraíram a atenção do público não somente com o filme mas também para o tapete vermelho.

HISTORIA DO TÊNIS E SUA ASCENSÃO

A partir do século XVIII, acredita-se que vários povos participaram de sua construção, de gregos até romanos; no entanto, foi através da França que hoje conhecemos o esporte como ele é, com base no conceito Le Jeu de Paume: jogo com a palma da mão. Jogava-se em quadras fechadas, com atletas usando a palma da mão para golpear uma bola de couro sobre uma rede. Com o tempo, raquetes foram introduzidas, particularmente popular entre a nobreza francesa durante a Idade Média e o Renascimento.

Dizer que não havia sinais sobre a repercussão da tendência seria um exagero, pois desde a pandemia de 2020, nos anos que se sucederam a busca por esportes cresceu gradativamente. E o tênis dentre eles ganhou maior visibilidade, levando a partir disto criarmos uma interseção com a moda e trazermos a repaginação para essa relação.

TENNISCORE

Essa parceria foi ideal para sair do comodismo do básico. O “tenniscore” destaca por sua mixagem do estilo preppy/colegial com aspectos esportivos do tênis que remetesse ao uniforme que era utilizado em quadra - com a utilização de suéteres, camisas polos, bonés, viseiras e entre outros. Baseados em tons claros com referências ao quiet luxury, estilo aplicado para trazer glamour centralizado através das roupas com elegância, exclusividade e uma riqueza silenciosa.

Através da história, podemos narrar diversos movimentos e fenômenos culturais e sociais que que impactaram a indústria da moda. E o esporte não se excluiu disso, pelo contrário: com a entrada dos anos 20, a protagonização de René Lacoste ganhou papel de destaque, quando introduziu o marco de uma das peças mais presentes no nosso cotidiano, a “camisa polo” que ganhou notoriedade nas ruas e disseminou a estética tenista fora das quadras.

MARCAS E COLABORAÇÕES

Intimamente ligada ao sportswear na tendência do tenniscore, antes mesmo desse boom atual, já haviam marcas que tomavam diversos papéis na moda esportista. Fred Perry, por exemplo é uma marca que foi criada no ano de 1952, em homenagem ao tricampeão Fred; conhecida por suas camisas polos marcadas pelo logotipo clássico da coroa de louros.

Outro tenista que recebeu seu nome em uma marca foi Stan Smith, que logo no lançamento dos primeiros modelos em colaboração com a adidas, se tornou referência no estilo casual na moda esportista. Transcendo a vestimenta vista nas quadras, se tornando cada vez mais popular no mercado.

E a marca do clássico crocodilo não se isenta. Fundada pelo tenista René Lacoste, vem revolucionando o mercado de moda esportista com papel de influência nas vestimentas dos tenistas desde os anos 30.

Desde sua ascensão, as marcas Miu Miu, Lacoste, Gucci e Louis Vuitton, se destacaram na imersão da tendência dentro do sportswear, através de projetos variados. Como por exemplo, a collab de sneakers Miu Miu x New Balance 574, Lacoste no Paris Fashion Week com sua coleção de Inverno 2024 - uma repaginação dos códigos tenistas já cansados no mercado, Gucci com a bolsa no modelo duffle em parceria com o tenista Jannik Sinner e Louis Vuitton com as “Tennis Bomber Jacket” personalizadas em toda peça com o logo da marca.

Essas grifes adentraram a utilização da tendência, com uma visão atrativa e singular nas peças e elementos da passarela que remetessem ao universo do tênis e ao ambiente que carrega consigo. Permitindo assim, uma imersão do público no mundo dos tenistas sem ter que adentrar as quadras.

E não somente as marcas imergiram individualmente dentre suas campanhas, como também realizaram colaborações, como Tyler the Creator com a Le FLEUR para com a Lacoste. Desenvolvendo uma coleção baseada no tênis, utilizando todas as linguagens visuais do esporte carregando consigo a essência de ambas com padrões refinados, com polos e college jackets com aspecto felpudo, envolvidos numa paleta de cores sutil e cores pastéis.

Como vimos, a Lacoste liderou muitos trabalhos envolvidos no sportswear, e dentre suas colaborações, se envolveu com marcas que já carregavam tal estética. Em junho de 2023 em união com a Sporty & Rich, criaram uma coleção cápsula elegante e desportiva, despontando um logotipo contemporâneo que remete àqueles clubes privados para a elite.

Em agosto desse mesmo ano, a Casablanca em homenagem às suas origens lançou sua primeira raquete de tênis desenvolvida pela MAD e executada no Reino Unido, e comemorou esse lançamento junto com uma campanha de roupas inspirada no tênis.


LEGADO

Contudo, está claro que a tendência tenniscore, embora atualmente em alta, tem suas raízes profundamente enraizadas na moda e cultura de décadas passadas. Este renascimento não somente traz uma mistura nostálgica e inovadora, como também resgata linguagens clássicas do vestuário esportivo que se adapta ao contexto contemporâneo.