“De Rua”: documentário faz análise da cena brasileira de moda das ruas
Nos últimos anos, o streetwear extrapolou da cena underground e se tornou mania mundial, aparecendo em desfiles de grandes maisons e em colaborações de marcas independentes com potências da indústria. O que era antes sinônimo de rebeldia e parte de uma contracultura, caiu nas graças do mainstream e passou a movimentar milhões pelo mundo.
Como esse cenário impacta no Brasil e no lifesyle do brasileiro? A agência de comunicação Press Pass encomendou para a mais nova produtora de linguagens Fresh People um panorama da cena no país, relembrando o início da moda de rua por aqui e trazendo projeções para o futuro.
Na sua primeira versão de 30 minutos, o documentário traz histórias de quem moldou a cena do streetwear brasileiro e fez acontecer nas mais diversas frentes - seja como criador, midia especializada, sneaker shops ou produção audiovisual. “Sempre teve quem quis ditar regra, fica com uma história de pode ou não pode. ‘Não pode’ é o caralho, o bagulho é de rua”, diz Marco TwoThousand, fundador da Guadalupe Store sobre a sua visão do nicho.
Além de TwoThousand e seu sócio Pedro Prado, um time de peso e referência sobre o assunto foi escalado para contar essa primeira parte da história. Pedro Andrade, da Piet; Bruno Luciano, criador do site Notthesamo; Marco Grilo, fotógrafo e diretor de arte; Pérsio Tagawa, CEO da Maze Shop; Rodolfo Tavares, produtor e Augusto Mariotti, do FFW.
O documentário estreia hoje e você confere no Youtube e nas redes sociais da Press Pass (@presspassrocks) e é o primeiro capítulo de uma série de histórias sobre o tema, como a relação da música e do skate como pilares fundamentais desse movimento e a monetização dos movimentos de subcultura jovem pela internet.
A versão completa, unindo todos os capítulos, tem estreia prevista para 2022, com entrevistas com João Gordo, do Ratos de Porão; Clemente Nascimento, do Inocentes; Flávio Samello, fotógrafo e videomaker de skate; Xande Marten, do Vista SKT; e Olivia Merquior, fundadora do evento de tendências de moda BRIFW; entre outros.
A motivação para esse registro vem da paixão de Christine Caterina, fundadora da Press Pass, pelo streetwear. “Uma das coisas que moldou a personalidade da agência foi a moda ligada aos movimentos de rua, principalmente como a música moldou esse comportamento”, conta.
https://www.youtube.com/watch?v=vPWe9NBp23c