Obras de Alex Vallauri ganham exposição em São Paulo

6 de abr. de 2016

-

Italiano radicado brasileiro, Alex Vallauri foi um dos pioneiros a propagar o grafite no Brasil. Além das ruas, Vallauri tinha como tela camisetas, bottoms e, mais tarde, galerias de arte ao redor do mundo.


Partindo da ideologia de arte para todos, Vallauri expressava suas arte nos muros de São Paulo e de Nova York, trazendo mensagens hora de humor e crítica em meio a períodos radicais, como a ditadura militar. Alex foi um dos principais representantes da pop art  no Brasil, incorporando ludicamente o kitsch em suas obras e intervenções.
Seu trabalho como grafiteiro teve grande êxito aqui e no exterior, onde alguns de seus grafites mais famosos, como a bota preta,  foram transformados em cartões postais de NY.
Mais tarde, Vallauri passou a expor seu trabalho em galerias e Bienais, como a instalação "A festa na casa da Rainha do Frango Assado", que fazia críticas ao consumismo, que estava cada vez mais em ascensão no Brasil.


Tendo o dia 27 de Março como o dia nacional do Grafite (em sua homenagem a data de sua morte, em 1987), Alex Vallauri ganha uma exposição em São Paulo que leva seu próprio nome. A mostra conta com 20 obras produzidas em meados dos anos 80 e que foram disponibilizadas direto do acervo de Caíto e Marcos Concílio, amigos do artista.
A exposição acontece na Galeria Legado Arte, de 8 de Abril a 8 de Junho de 2016.
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 500 – Jardim America, São Paulo.