SpeedfreakS ganhará documentário em 2020
O rapper, produtor e “baixista pra caralho” Cláudio Márcio de Souza Santos, vulgo Speed, além de reconhecido por seus trabalhos solo como o icônico álbum de rap nacional Expresso gravado em São Paulo no ano de 2001, também é conhecido por seus trabalhos com o grupo SpeedfreakS, formado por ele, Black Alien e DJ Rodriguez no início dos anos 90. Na época, a maior concentração do público e artistas do gênero ainda se encontrava em São Paulo, onde o tema recorrente abordado nas letras era a condição social das favelas, a ação abusiva por parte da polícia. Surge então um grupo de MCs cariocas injetando reggae, ragga, funk, soul e música eletrônica usando o Rap como fio condutor.

Bem menos engessado que o som paulista, falavam sobre drogas, noitada, espiritualismo, sem deixar de fazer também criticas sociais, o que gerou um grande “boom” em diversos adeptos da Cultura Hip-Hop.
Speed também é lembrado por fazer parte da Hemp Family alcunha dos amigos e artistas ligados ao grupo Planet Hemp, onde o rapper contribuiu como baixista em diversas ocasiões.
Ele foi um dos precursores do Rap no Brasil e pavimentou o caminho para a nova escola como ele mesmo costumava dizer, hoje temos diversos artistas de renome tocando nas maiores playlists do Brasil afora, o próprio Black Alien que formou dupla com o rapper, também faz parte dessa enorme lista que aprendeu ou pôde compartilhar da sabedoria e visão de Speed.

Um dos responsáveis pelo livro lançado no ano passado Eu Sou Assim, Eu Sou Speed, o cineasta Rafael Porto, se prepara para lançar ainda este ano, um documentário sobre a vida e obra do MC de Niterói que faleceu de forma trágica em 2010 mas que deixou um grande legado.
O filme contará com mais material exclusivo de Speed, como entrevistas, sessões de estúdio, shows e conteúdos ainda não vistos do acervo do artista.
https://www.youtube.com/watch?v=-m4l_RC26oM
O filme está sendo feito de forma independente, sem editais, coproduções ou patrocínios.
FICHA TÉCNICA:
Direção, Argumento e Montagem: Rafael Porto
Edição: Júlio Penhasko
Direção de Arte: Rodrigo de Freitas
Direção de Fotografia: Fabrício Figueiredo
Eng. de Som: Yuri Schuler
Produção: Útero Filmes
Mais informações sobre o projeto em: www.speedvive.com
Fotos por Brunel Galhego e Dani Dacorso.