10 nomes de mulheres brasileiras do mercado criativo e cultural

Por: Cesar Augusto e Rafaella Leao

8 de março, data que tem sido um marco importante na luta por igualdade de gênero e valorização da contribuição das mulheres na sociedade. É uma oportunidade de celebrar suas conquistas e refletir sobre os desafios que ainda existem.

Celebrando o dia da mulher, separamos 10 grandes nomes de mulheres brasileiras inspiradoras que você deve conhecer.

Suyane Ynaya

Suyane é editora fashion na Elle Brasil, diretora criativa, stylist, mãe, nascida e criada na zona Leste de São Paulo, e alterna o seu amor pela moda com novas descobertas, como se aventurar na fotografia, discotecagem e na idealização de projetos de dominação mundial, como o MOOC, coletivo criado em 2016 com mais sete amigos que destaca o olhar do jovem negro na publicidade. Por tempos fez bicos como babá, garçonete e vendedora até seu primeiro contato com a vida de stylist e desde então desenvolve seu lado criativo com sabedoria e responsabilidade.

Nicole Balestro

Empresária, produtora, graduada em Relações Públicas e mãe, Nicole se fortaleceu no mercado profissional através do hip hop, movimento no qual sempre foi devota, atuou como empresária e produtora executiva de grandes nomes da cena, como Djonga, Clara Lima, Tasha e Tracie, Kyan e mais. Hoje, escreve um novo capitulo de sua história com seu novo projeto de carreira, o “Pagode da Negrole”, que esta indo para sua 6 edição de muito sucesso e reafirmação na sua trajetória pelo samba e pagode.

Mah Ferraz

Editora de cinema premiada, Mah Ferraz possui trabalhos de sucesso com marcas como Coca-Cola, Nike, Calvin Klein, etc. Além de ser nomeada para a lista Forbes 30 Under 30, atuou com grandes nomes da musica como Travis Scott, Rosalia, Megan Thee Stallion e muitos outros.

Paula Kim 

Estilista, paulistana, co-fundadora da Lapô, responsável pelo design e processos criativos da p___andrade e PIET, marcas em que comanda ao lado do marido, também cuida da M.I.L, um laboratório criativo. Formada em moda, na Central Saint Martins, em Londres, Paula sempre desenvolveu seus projetos visando a sustentabilidade e responsabilidade ambiental, trazendo como base do trabalho o debate social a respeito do consumo consciente e do estudo sobre outras materias primas para o desenvolvimento de seus produtos.

Luedji Luna

Nascida em Salvador, Luedji Gomes Santa Rita, mais conhecida como Luedji Luna, é cantora e compositora. Luedji começou a compor suas canções aos 17 anos e já cantava informalmente em bares da sua cidade natal. No ano de 2007 foi aprovada no vestibular e ingressou no curso de Direito, da Universidade do Estado da Bahia. Apesar disto, optou por não exercer a profissão para dedicar-se exclusivamente a música. Suas músicas retratam sobretudo, o empoderamento feminino da mulher negra e o culto as religiões de matriz africana, além de representar através da moda a cultura afro-brasileira.

A La Robertita 

Historiadora, produtora de conteúdos para a internet, Natural em Jandira na região metropolitana do estado de São Paulo, a jovem de 27 anos se tornou referência para milhares de mulheres, trazendo possibilidades e representatividade em um mercado hostil, marcado pela invisibilidade de gordas e pretas. Hoje, após ja ter realizado trabalhos com grandes marcas como Givenchy e Chloé, assinou uma coleção exclusiva com a C&A, representando um pouco de tudo que acredita na moda e na vida.

Luisa Dörr

Fotógrafa. Destaca-se pela realização de retratos em seus projetos autorais e em trabalhos comissionados. Apesar de não restringir seus temas, é reconhecida por focar figuras femininas, apresentando mulheres em seus ambientes, com suas histórias pessoais e seus contextos espaciais. O trabalho de Luisa Dörr toma como matéria-prima a vida, principalmente a de mulheres, com suas trajetórias particulares e seus anseios profundos.

Majur

Majur dos Santos Conceição, mulher trans, cantora e compositora brasileira, tem seus trabalhos musicais desenvolvidos dentro dos gêneros R&B e MPB, que abordam temas como relações afetivas, empoderamento, resgate espiritual e ancestral. Começou a cantar desde 5 anos no coral da Orquestra Sinfônica da Juventude de Salvador, e em 2008, chegou à final Festival Anual de Canção Estudantil, promovido pelo Ministério da Educação.

Eliane Dias 

Mãe, empresária, CEO, produtora-executiva e advogada, tem a obstinação como marca pessoal. Assim como desejou ser advogada, também conquistou o comando da carreira dos Racionais MCs, o maior grupo de rap da história da musica nacional. Hoje comanda a produtora Boggie Naipe, que desenvolve projetos artisticos e cultural, alem de cuidar da carreira de grandes artistas como, Duquesa, Yunk Vino, Racionais, Victoria Cerrid e Danzo.

Erica Malunguinho

Erica Malunguinho da Silva, é uma educadora, artista plástica e política brasileira. Em 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo, sendo a primeira mulher transgênero da Assembleia Legislativa de São Paulo.Erica é mestra em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e criadora do Aparelha Luzia, um espaço para fomentar produções artísticas e intelectuais na capital paulista.

Leia mais

cropped-logo-site-2020-black-power.png
plugins premium WordPress