Do que são feitos os seus kits?

Sabendo que a indústria têxtil é uma das mais prejudiciais para o meio ambiente, separamos alguns dos materiais mais comuns utilizados para a produção de roupas para explicar do que eles precisam para ser confeccionados e quais as consequências dessa atividade para o Planeta.

Consumir é inerente à existência humana, afinal para existir é necessário consumir, desde o ar, a água, os alimentos, enfim, é essencial utilizarmos recursos naturais. E roupas também ganham o título de algo essencial, afinal ninguém aqui sai pelado na rua (esperamos que não), então dada essa relação de consumo, queremos entender melhor quais recursos são necessários para produzir essas roupas e assim também repensar o que escolhemos consumir.

  • ALGODÃO

Algodão é a fibra mais popular e de ampla utilização em roupas, por isso vamos começar por ela.

O cultivo do Algodão é um dos que mais exige excessivas quantidades de água. Para se ter um ideia, para cultivar 1 quilo de algodão são necessários cerca de 30.000 litros de água, e para produzir uma camiseta de algodão, usa-se aproximadamente 2.700 litros (esta quantidade de água é em torno do total ingerido por uma pessoa ao longo de três anos).

Além disso, o cultivo de algodão representa 24% de todo o consumo de inseticidas e 11% dos pesticidas utilizados na agricultura mundial. Assim, além do grande consumo de água para o plantio, polui-se a terra e a própria água com a utilização de produtos químicos tanto no cultivo, como na produção também, onde processos como alvejamento, tingimento, acabamento e estamparia do algodão já fiado e tecido, emprega um grande número de substâncias químicas com utilização em processos de alto risco ambiental.  

No Brasil, a safra 2016/2017 foi cerca de 1,4 milhão de toneladas de algodão em pluma e 3,7 milhões em caroço.
  • JEANS

Outro material também muito famoso é o Jeans, sendo as jaquetas, e claro, as calças atemporais e “essenciais” para se ter no armário. Porém a produção de peças novas que utilizam esse material carrega uma grande pegada poluente. Na produção do denim, tecido de algodão base para o jeans, há um grande consumo de água e de energia. Além disso, utiliza-se também diversos corantes de base química altamente prejudiciais à saúde, podendo ser neurotóxicos e cancerígenos, e claro, prejudiciais ao meio ambiente, onde a lavagem do material e das peças polui rios, lagos, mares e reservatórios.

Ainda há uma grande contribuição na emissão de poluição por parte da logística de distribuição e entrega dos produtos, uma vez que a maioria atravessa o globo, já que as grandes fábricas de jeans se encontram na Ásia, notadamente na China e Índia.

A emissão de carbono durante a vida útil de uma única calça jeans equivale o mesmo valor estimado para uma viagem de carro de 111 km.
  • POLIÉSTER

Poliéster é o nome dado para o Polietileno Tereftalato ou como é mais conhecido PET. Produzido a base de petróleo ou gás natural é um dos materiais mais poluentes, pois além de utilizar materiais não renováveis, emite diversos compostos orgânicos nocivos ao meio ambiente. E assim como os materiais citados anteriormente, demanda uma grande quantidade de água, energia e substâncias químicas. 

Outro impacto negativo para o Planeta está na sua decomposição, que além de demorar cerca de 400 anos, ocasiona a contaminação de rios, mares e oceanos com micropartículas de plásticos que interferem profundamente em diversos ecossistemas, podendo contaminar até nós mesmos quando nos alimentamos de peixes que ingeriram estes micro plásticos.

Além disso, a reciclagem deste material é dificultada pois a tecnologia necessária para separar o poliéster de fibras naturais ainda não tem escala industrial e por isso seu custo é elevado.

Dentre os materiais produzidos pela humanidade que são encontrados nas costas oceânicas, cerca de 85% é composto por microfibras.

Existem diversos outros materiais utilizados no universo da moda, que seguem a mesma linha de produção, consumo exagerado de recursos naturais como água e energia, contaminação com substâncias químicas, além de muitas marcas famosas e fábricas utilizarem trabalho infantil e análogo à escravidão.  Por isso é tão importante que prestemos cada vez mais atenção ao tipo de consumo que escolhemos e apoiamos com a nossa grana, pois em todo tipo existem consequências para a vida, seja do nosso planeta, de outras pessoas ou para a nossa própria.


Com mais informações: Autosustentável, EcoDesenvolvimento, Modefica.

Leia mais

cropped-logo-site-2020-black-power.png
plugins premium WordPress