5 apartamentos com um design industrial para se inspirar

12 de mar. de 2019

-

O estilo industrial está em alta na arquitetura, com tijolos a mostra, tubulações aparentes e cimento queimado do piso ao teto, esse segmento traz modernidade e até um pouco de economia para seus adeptos.

Toque retrô

Nesse apartamento de 147m², localizado em São Paulo, o projeto desenvolvido pelo Estúdio Penha derrubou paredes e integrou os ambientes para dar mais espaço e conforto ao morador. Com o estilo industrial bem pontuado, as vigas e pilares ficaram aparentes, combinados com um piso de madeira e uma porta pantográfica que divide o ambiente da sala de estar com a sacada gourmet.

Amplo e iluminado

Projetado pelo escritório Korman, esse loft com 110m² localizado no jardins, em São Paulo, integra o ambiente inteiro sem paredes ou portas, trazendo uma amplitude maior ao espaço. Esse truque também pode ser utilizado em apartamentos menores, assim como espelhos grandes em pontos estratégicos, para fazer com que o ambiente pareça maior. O quarto, que fica localizado no andar de cima, esta sendo sustentado por vigas metálicas e as paredes revestidas com tijolos brancos trazem leveza e compõe muito bem o estilo.

Industrial, mas nem tanto

A planta antiga desse apartamento de 80 m² não atendia aos moradores. Para solucionar, o escritório de arquitetura Maxma Studio, de Porto Alegre, integrou os ambientes. Em vez de esconder os elementos da demolição, o trio aproveitou para incluir o estilo industrial na decoração. Dutos aparentes e uma parede descascada, com os tijolos à vista completam o visual.

Tijolos e padronagens

Nesse projeto assinado pelo escritório Bianchi & Lima, a parede de tijolinhos percorre da sala até a cozinha e as instalações elétricas estão em tubulações aparentes. Na cozinha é utilizado um revestimento Liverpool branco na parede, com um padrão escama de peixe, que traz estilo e leveza ao ambiente.

Solução simples

Com um aspecto mais rustico, esse apartamento criado pelas arquitetas Eloisa Piardi Ricchetti e Camila Lopes Camargo trouxe a solução de apenas descascar o reboco das paredes que já eram originalmente feitas em tijolinhos, deixando-os aparentes  junto as colunas e vigas. Para completar o estilo, o piso é feito em cimento queimado.