CLASS: o processo criativo por trás da marca

2 de out. de 2019

-

É notório o sucesso inevitável da marca CLASS e toda a sua importância para o atual cenário do streetwear brasileiro. Com exclusividade, conseguimos informações e fotos do processo de criação da marca, que nunca foram revelados.

CLASS

A CLASS não costuma demonstrar suas inspirações e o processo criativo para elaborar seus produtos. Seus fundadores, Eric e Rafaela, acreditam que a interpretação também parte dos seus consumidores, então acabam deixando tudo bastante subentendido. Mas, na hora de criar, tudo tem o seu devido significado.

Leia também: # 05 NTS Talks: Valorização do Produto Brasileiro

A marca nasceu em meados de 2014 nas ruas de Santo André, com a proposta de oferecer produtos exclusivos e com história. As criações se diferenciavam das demais, porque havia a preocupação com boa modelagem e durabilidade dos produtos. Tudo isso para atender às necessidades dos skaters.

O trabalho artesão desenvolvido pelos fundadores foi primordial para o posicionamento dos produtos no mercado. Tudo começou com os bonés produzidos manualmente por eles, desde a criação até a costura e a entrega ao cliente. A produção era totalmente diferente porque havia a devida atenção aos detalhes, as costuras e aos materiais de forma impecável.

Para a sua última entrega, a CLASS criou uma linha de três peças intitulada CLASS Selectos. O nome foi dado em referência ao charuto cubano produzido e distribuído somente em comércios locais. A nova linha simboliza a raridade de um produto limitado desenvolvido especialmente para o público local.

Além da nova linha, a marca traz duas camisetas com estampas gráficas que refletem suas inspirações para a coleção: Adoniran Barbosa e a Forbidden Art.

CLASS Selectos

Para a CLASS Selectos, a marca desenvolveu um novo logo bordado, que dá às peças um toque sofisticado e diferenciado das demais. A linha é composta por três itens, sendo eles: boné, calça e uma bolsa; limitadas e exclusivas.

Adoniran Barbosa

João Rubinato, conhecido por seu nome artístico Adoniran Barbosa, é homenageado por meio de uma camiseta. Sua trajetória teve duas versões de uma mesma vida - antes e depois da fama - e é exatamente essa transição que a marca quis demonstrar.

Embora muitos conheçam a sua história como sambista, antes de se tornar Adoniran, João Rubinato era carregador, entregador de marmitas e varredor em fábrica de tecidos. Sua vida se transformou após se mudar para Santo André, onde teve contato com a arte e se consolidou como cantor, compositor, comediante e radioator.

CLASS Adoniran Barbosa

A CLASS extrai a vivência e a representatividade do cantor, pois ele simboliza a raiz do cotidiano paulistano, das ruas, e é com isso que a marca se identifica.

A camiseta faz homenagem ao cantor Adoniram Barbosa

Forbidden Art

Por fim, a Forbidden Art retrata o que seu próprio nome quer dizer, a "arte proibida". A camiseta traz a estampa de um balão feito com pequenos recortes de papel colorido, cola e armação. A sua produção pode levar meses ou anos e exige trabalho em grupo. O ritual de soltura dos balões é uma tradição, cultura e arte criminalizada. Assim, a marca demonstra através da estampa um dos pontos fortes do seu DNA.

A camiseta Forbidden Art faz homenagem a cultura proibida dos balões

Os itens da última entrega da CLASS já estão disponíveis à venda no site da marca e nas revendedores autorizados.

*Todas as fotos são dos bastidores de criação da CLASS (by Rafaela Sayuri)