Cajá traz a força feminina em seu primeiro desfile na Casa de Criadores
Em sua estreia na Casa de Criadores, a brasileira Cajá trouxe o protagonismo feminino de fora para dentro da passarela, em um experiência de cores, textura e força. Toda a coleção e o desfile foram resultado da colaboração de diferentes mulheres, que com isso, vem transformando o cenário da Moda.
Gabriela Cajado, designer da Cajá conta que a escolha dos materiais foi o primeiro passo do processo de criação. Diferentes texturas nascem a partir do algodão, que é a base para as tapeçarias e tecelagens manuais. A coleção também apresenta tecidos como sarja, moletom e malharia, que estão bastante presentes no cotidiano da vida urbana. Há uma preocupação com o clima da cidade e a funcionalidade das peças, feitas em diferentes camadas. A escolha das cores também foi essencial para a coleção. “Cores contam histórias, têm um propósito. Nessa coleção eu falo muito do laranja. O laranja foi uma das últimas cores a surgirem, só se falava do vermelho e do amarelo. No momento se eu pudesse falar uma cor para a Cajá seria o laranja”, conta Gabriela. O azul royal também traz consigo um elemento mais urbano, e social, que vêm desde o uso de uniformes em diferentes tons de azul até uma pigmentação mais fashion. Outros tons vivos como o pink e o vermelho complementam a paleta de ‘Conexões’.
O resultado final apresentado no desfile foi um grande processo de conexão e cocriação com diversas artistas e profissionais, que ajudaram a tecer a história contada pela Cajá na passarela. Gabriela Monteiro, responsável pelo styling e pela direção artística do desfile junto com Marina Lima, conta que procurou entender a essência da Cajá, bem como suas referências para desenvolver a construção de imagem do desfile. Ela também chama a atenção para a força do discurso da Cajá. “Um trabalho desenvolvido por mulheres, para mim, sempre terá potência. Mas mais importante que construir um trabalho só com mulheres, é pensar quem são essas mulheres. Transformador pra mim é construir com uma diversidade de mulheres à frente do trabalho, como negras, LGBTQA+ e gordas”, conta.
Camila Alexandre, que desfilou e também desenvolveu o conceito da Beleza do desfile junto a Mika Safro, conta que ficou muito feliz com o resultado e a presença feminina no backstage e no desfile. “Eu trabalho há muito tempo e é sempre assim, tudo feito por homens. Então é muito foda estar vivendo esse movimento só com minas. Todas nós temos uma história, somos amigas e somos todas mulheres fazendo tudo, desde a roupa até o som. Vejo que é um novo momento e que daqui pra frente vamos tomar conta de tudo”, diz.
A trilha sonora ficou por conta do Feminine Hi-Fi, que é uma festa e também um selo musical comandado por mulheres. O grupo nasceu em 2015, diante do incômodo vindo do fato de que artistas mulheres só eram convidadas para tocar nas festas do gênero no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher). Ao promover uma festa feita por mulheres, a Feminine Hi-Fi derruba a ideia de que o sound system ainda é uma plataforma predominantemente masculina. O grupo preparou uma trilha sonora essencialmente brasileira, com referências tropicais e latino-americanas para compor o desfile da Cajá. Lys, produtora executiva do grupo conta que ao estudar a marca e entender a mensagem sonoro-sensorial que o desfile queria passar, puderam encontrar uma seleção ideal. A trilha passou por BaianaSystem, Gilberto Gil, Sister Nancy e Dawn Penn. “Fechamos com Loba Leão, que é a música da Layla que foi um lançamento do nosso selo, ela fala assim: não me diga, eu sei. Por onde eu andei, um tanto de padrão eu quebrei. Não entende, sai por onde entrei”.
Diferentes fotógrafas com diversos olhares também foram convidadas a traduzir sua ótica do trabalho da Cajá dentro e fora da passarela. Uma delas foi Pérola Dutra. Confira abaixo cliques da fotógrafa feitos no backstage do desfile:
Ficha técnica:
Diretora criativa: @gabscajado
Stying: @gbxla
Assistência de estilo: @_brreee_ @anaamorin
Beleza: @mikasafro @showerofvibes @lu_safro @suabreup @muchacha.iris @alicedoralice @sapaprincess
Direção de arte: @marinailima @gbxla
Trilha sonora: @femininehifi
Modelos:
@bempretona
@ilkacyana
@aishambkila
@showerofvibes
@brandnewhappygirl
@ullycorrea
@megamahluu
@luizadealexandre
@luxyluxylux
@lacorteruim
Participação especial:
@yaminaheixo
Vídeo:
@annapmm
Fotografia:
@peroladutra
@twoplaf
@resultadodesastrosos
@annapmm