Conheça o primeiro coletivo feminino de skate da Nigéria
Blessing Ewona, modelo e atleta de 26 anos, em 2020 fundou o Dencity Skate, um coletivo de skate para mulheres na Nigéria, baseado em seu encanto pelo skate. Quando mais nova, ela via o skate aparecendo em filmes e ao questionar sobre o esporte para os adultos, diziam ser “apenas para meninos brancos”.
Ewona diz que ao longo de sua vida, sempre foi desencorajada a participar de quaisquer esportes físicos, mas não por não ser habilidosa, mas sim porque era menina. Mesmo assim, Ewona não permitiu que isso a impedisse.
''Eu estava envolvida em todos os esportes. Eu era particularmente boa em maratonas e corridas de longa distância'', diz ela. “Cresci no estado de Cross Rivers e comecei a patinar quando me mudei para Lagos em 2019. Assisti a um filme chamado Skate Kitchen , que era sobre garotas negras patinando e pensei, talvez devêssemos ter algo assim, então eu comecei a fazer algumas pesquisas”.
Pouco depois, Ewona estava pronta para procurar sua comunidade.
''Eu estava procurando por comunidades como a Skate Kitchen - grupos femininos de patinação'', diz Ewona, explicando a visão por trás do Dencity.
No começo, Ewona e alguns amigos faziam vídeos para o Instagram experimentando manobras e, em geral, apenas se divertindo. Os vídeos foram inicialmente recebidos com certa resistência, até que começaram a alcançar novas garotas que também procuravam por uma comunidade.
Atualmente, a Dencity Skate tem vários membros pela Nigéria, oferecendo um espaço seguro para criar amizades com interesses parecidos e também experimentar coisas novas.
''Antes de começar a patinar, eu via muitos vídeos dos membros do Dencity na página de Blessing e queria fazer parte disso. Eu vim um dia e foi a melhor coisa que já me aconteceu. Esta é a única paixão que eu segurei até agora. Dencity é minha família,'' Sochikaima, 29, um dos membros, compartilha. ''A melhor parte é pertencer'', diz Kaz, 20. ''Eu pensei que seria ridicularizado por cair ou ser deixado de fora como um iniciante, mas não é nada disso. Todos estão prontos para apoiar e orientar. É assim que uma comunidade deve ser e é isso que Dencity me deu.''
https://www.instagram.com/p/Cjz3mw1jCjV
A Dencity Skate espera mudar a narrativa de que o esporte não é para mulheres, criando espaços onde mulheres e membros de outras comunidades marginalizadas experimentem o esporte sem julgamento.
''Mesmo quando eu ando na estrada [com meu skate], as pessoas me param e perguntam: 'O que você está fazendo? Isso é para homens''', diz Ewona. ''Houve uma mulher que me parou em um domingo de manhã para me dizer que eu deveria ir para a escola, casar e ter filhos. Ela me disse que foi para isso que vim à Terra. E meu cabelo era verde na época, então você pode imaginar o julgamento.”
Ewona se depara com muitas lutas na construção da Dencity, entre as principais delas estão as questões de equipamentos e a garantia de um espaço onde as integrantes possam andar de skate em segurança, já que as estradas são perigosas.
Ela diz que WAFFLESNCREAM, outro coletivo de skate da Nigéria, esteve lá com ajuda quando eles precisaram. Sloan, um dos membros do WAFFLES, enviou pranchas e se colocou à disposição caso precisassem de alguma coisa.
Em um dia, enquanto a equipe praticava, uma jovem de 13 anos se aproximou do grupo. Ewona pegou sua bolsa e entregou a ela um skate novinho em folha com um logotipo WAFFLESNCREAM estampado nele. Aparentemente, a garota vinha visitando todos os sábados há semanas para observar Dencity de longe. Naquele dia, deram a ela um skate próprio. Ela começou a chorar silenciosamente, enxugando as lágrimas antes de Ewona e os outros a abraçarem, acolhendo ela para o grupo.
Fonte: SSENSE
Fotos: Isabel Okoro/Dencity Skate
Assistente de fotografia: Ayo Sule