VIHE aposta em moda sustentável
Por muitos anos, a indústria da moda foi responsável por altos níveis de poluição e por desastres sociais causados em países subdesenvolvidos, onde fábricas ilegais e mão de obra escrava operavam sem fiscalização.
Nos últimos anos, diversas marcas, sejam elas novas ou não, adotaram um posicionamento socioambiental mais responsável. Os danos são inevitáveis, mas a busca por diminuí-los e repará-los tem crescido e despertado uma nova consciência de consumo e também de produção.
Apesar de todos os problemas causados por decisões governamentais, a sustentabilidade é um tema cada vez mais em pauta no Brasil. Um dos processos mais poluentes da indústria da moda é o de produção do jeans. Para fabricar uma única peça, são consumidos cerca de 10 mil litros de água.
A ideia de criar e fazer produtos mais responsáveis socioambientalmente é um dos motes da VIHE. A nova marca paulistana parte dos princípios colaborativos e se une a empresas que tenham em sua ideologia o viés sustentável.
"A medida em que consumimos produtos mais duráveis e atemporais, não precisamos consumir tanto. Não estamos falando apenas de moda, mas de consumo consciente."
comenta Henrique Bittencort, estilista por trás do projeto.
O principal desafio da primeira coleção foi trabalhar com jeans. Fruto de uma parceria com a empresa Vicunha, as calças e jaquetas da VIHE foram feitas utilizando tecidos reciclados ou fibras ecológica, com processos de tingimento que visam a economia de água.
Os acabamentos, por sua vez, vem de uma parceria estabelecida com a empresa Eberle, conhecida pelo seu compromisso com a redução dos impactos ambientais.
"Hoje, ainda é muito difícil fazer um produto 100 % sustentável, mas o desafio foi chegar o mais perto disso.
completa Henrique.
Em termos de design, os produtos foram pensados para serem atemporais e duradouros. Além das peças em jeans, a coleção conta com camisetas e moletons confeccionados em malharia de algodão cru, visando a economia de água e evitando lançar resíduos tóxicos na natureza.
A camisa de viscose, também proveniente da parceria com a Vicunha, teve sua fibra produzida a partir de madeira de reflorestamento. Os botões da peça são feitos com sementes de frutas recicladas, trazidos diretamente de Portugal pela EcoBotões.
O lançamento da VIHE acontece sábado, 21 de setembro, no Cartel 011. O evento contará com uma pop-up idealizada em parceria com a Somma Design que, além de assinar uma linha exclusiva de móveis que levam os mesmos tecidos da coleção, assina também o VM da loja.
Confira mais informações em www.vihe.com.br